quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Enredo dos Videojogos: essencial ou dispensável?

Desde pequeno que tenho uma paixão por videojogos. Na minha infância joguei Tetris, Mario, Crash Bandicoot, entre outros títulos simples. Mas nessa altura, jogava por puro divertimento. Não me interessava "porque é que acontecia isto ou aquilo".

Com o avanço do tempo, fui descobrindo outros títulos e neste momento, as minhas prioridades são outras. O simples divertimento não basta. Além dos aspectos técnicos do jogo, um bom enredo é essencial para a minha motivação no decorrer da acção. Uma boa estória desperta-nos emoções, envolve-nos no jogo e ajuda-nos a compreender o motivo das nossas acções para o desenvolvimento na aventura.

Mas eu olho para a maior parte dos jogadores de hoje em dia e estes preferem títulos como Pro Evolution Soccer ou FIFA que estão isentos de qualquer tipo de enredo. Será que apenas um número bastante limitado de jogadores é que se importa com uma boa estória? A maior parte dos jogadores consideram os videojogos uma forma de entretenimento tão banal e superficial ao ponto de ignorarem o seu enredo?

Neste momento ando a jogar Fahrenheit e posso-vos dizer que até agora nunca tinha jogado um jogo que me despertasse tantas emoções como este (com excepção talvez de Half-life 2), devido sobretudo à excelente intriga em torno do jogo, que nos prende logo de início e motiva-nos a progredir na aventura.

É certo que há títulos que não necessitam de um enredo muito complexo. Basta ver o exemplo do Super Mario Galaxy que possui a sua estória tradicional, mas mesmo assim é um dos grandes jogos do ano. Claro que também depende do género de jogos. Um RPG ou uma aventura gráfica são propícios à criação de um enredo mais construído e desenvolvido, mas não impede que outros géneros possuam uma estória boa o suficiente para nos prender ao ecrã.

Um bom enredo não só melhora a experiência videojogável, como ajuda-nos a desenvolver como seres humanos.

2 comentários:

blackh0le69 disse...

És mesmo egocêntrico, com artigos destes devias era tar no PTOnlineGaming e não a fazer um blog só teu!

Continua assim que vais longe (mais do que eu que não arranjo maneira de passar dos "12" na escola!).

Ah e vê lá se começas a usar a porcaria do modo "ler tudo", um texto como o do Farhneit não fica bem assim...

Anónimo disse...

Gostei do teu texto esta muito bem estruturado, e embora complicado descreve-se de uma maneira simples continua assim :)